(Foto: Divulgação/Energisa)
Na Paraíba, ainda há cerca de 300
mil clientes que têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica e não recebem
o benefício porque não realizaram o cadastro ou atualização no CadÚnico ou BPC
do Governo Federal.
A Energisa informou que tem feito
força-tarefa junto a municípios, Procons e poder público, unindo esforços para
chegar até essas pessoas, que, com o benefício, podem ter até 65% de desconto
na conta de energia.
Atualmente, na Paraíba, já são
quase 600 mil famílias cadastradas. O gerente de serviços comerciais da
Energisa na Paraíba, Danillo Lelis, explicou que o cliente precisa estar
cadastrado no CadÚnico.
“É necessário manter esse
cadastro atualizado na base do Governo Federal. Para isso é só procurar o CRAS
mais próximo para regularizar a situação. Importante, neste momento, informar o
número da Unidade Consumidora para facilitar a localização”, alertou o gerente
da Energisa.
A falta de atualização dos dados
cadastrais por mais de dois anos, junto ao CRAS, implicará na perda do
benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica. Cada família pode receber o
desconto da Tarifa Social em apenas uma unidade consumidora e não é necessário
ser o titular.
Para ter direito ao benefício, as
famílias precisam:
Ser inscrita no Cadastro Único
com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa;
Idosos com 65 anos ou mais;
Ser com portador de doença que
precise de aparelho elétrico para o tratamento (nesse caso com renda mensal de
até três salários-mínimos).
Famílias com integrante que
receba o Benefício de Prestação Continuada.
Famílias indígenas e quilombolas
inscritas no Cadastro Único com renda menor ou igual a meio salário-mínimo, por
pessoa da família ou que possuam, entre seus moradores, algum beneficiário do
BPC (Benefício de Prestação Continuada).